Uma Apresentação

A Associação das Escolas do Torne e do Prado (AETP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social formalmente constituída no ano de 1989 na cidade de Vila Nova de Gaia. Está inscrita desde 23 de novembro de 1989 na Direção Geral da Segurança Social com o nº 72/90. Com estatutos publicados em Diário da República a AETP é reconhecida como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública a 30 de outubro 3de 1992.
Dados os relevantes serviços que tem vindo a prestar no Concelho de Vila Nova de Gaia, nos domínios da Acão Social e da Educação, a Associação foi distinguida com a Medalha Municipal de Mérito Cívico, Classe Ouro, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia em 25 de Abril de 2007.

A Criação
A criação da AETP foi decidida em Sínodo da Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana). Os seus objetivos são o apoio às crianças e jovens, o apoio à família, proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e a promoção e proteção da saúde. Embora estatutária e legalmente autónoma da Igreja Lusitana a AETP nasce no seio da Igreja Lusitana e tem contado com o apoio financeiro, de instalações, de equipamento e de recursos humanos da Igreja. Deste modo todo o trabalho social e educativo realizado insere-se naturalmente na Missão da Igreja que consiste em anunciar e concretizar o Amor de Deus particularmente junto dos mais necessitados.
Com a criação desta Instituição deu-se seguimento em novos moldes ao trabalho educativo e social fundado em Vila Nova de Gaia pelo cidadão benemérito de Vila Nova de Gaia e presbítero da Igreja Lusitana Reverendo Diogo Cassels, através das Escolas Primárias do Torne (desde 1868) e do Prado (desde 1901). A Associação é assim continuadora de um trabalho social e educativo centenário com fortes tradições no Concelho de Vila Nova de Gaia.

A Atualidade
AETP desenvolve um diversificado serviço social e educativo, abrangendo as valências infantis de Creche e Jardim Infantil para cerca de 90 crianças desde os 4 meses aos 6 anos de idade e nas instalações do Centro Social do Bom Pastor (ao Candal) a valência de Centro Comunitário para 260 utentes com um leque de serviços diversificados.
As dimensões da sustentabilidade, económica social e ambiental, está presente diariamente no trabalho desenvolvido havendo um particular enfoque na economia circular e sensibilização da comunidade para novas práticas e um sentido de responsabilidade acrescido
Trabalham na Instituição 25 profissionais de diversas áreas técnicas abrangendo diariamente um universo de 300 utentes de diversas idades. O trabalho realizado pelos órgãos diretivos é assumido voluntariamente pelos associados eleitos para estes cargos.

O logotipo
Logo - AETPMãos que protegem e que servem uma comunidade a atravessar um tempo de dificuldade e de exigência. Mãos que se unem, para mostrar que a solidariedade e feita de gestos e de atitudes concretas capazes de congregar esforços e vontades. Mãos abertas para si, para as crianças, para os idosos e para todos. Mãos erguidas que agradecem a ternura e o amor de Deus que sempre nos aproxima dos outros.

 
Resolução Alternativa de Litigios de Consumo
© Associação das Escolas do Torne e do Prado 2017 - 2018 Todos os direitos reservados